sexta-feira, 28 de agosto de 2009

O QUE FAZER QUANDO NÃO SE SABE O QUE FAZER
- O rei Josafá está ENCURRALADO POR ADVERSÁRIOS MEDONHOS E INSOLENTES.
- Uma grande MULTIDÃO, FORTEMENTE ARMADA ESTAVA PRONTA PARA ATACAR JERUSALÉM.
- Não dava tempo para reagir nem Josafá tinha recursos para resistir àquele aparato militar que pretendia varrer Jerusalém do mapa.
- Ao saber da tragédia, humanamente irremediável, Josafá teve medo e pôs-se a buscar o Senhor, convocando a nação para orar e jejuar.
- Em sua oração, o rei disse:
"AH! NOSSO DEUS, ACASO, NÃO EXECUTARÁS TU O TEU JULGAMENTO CONTRA ELES? PORQUE EM NÓS NÃO HÁ FORÇA PARA RESISTIRMOS A ESSA GRANDE MULTIDÃO QUE VEM CONTRA NÓS, E NÃO SABEMOS NÓS O QUE FAZER; PORÉM OS NOSSOS OLHOS ESTÃO POSTOS EM TI" (2CR 20.12).
- Diante da situação tão desesperadora, Josafá admite sua incapacidade; RECONHECE QUE NÃO SABE O QUE FAZER, MAS PÕE OS SEUS OLHOS EM DEUS. DESSE EPISÓDIO PODEMOS TIRAR QUATRO LIÇÕES:1. QUANDO VOCÊ NÃO SOUBER O QUE FAZER, BUSQUE A DEUS EM ORAÇÃO E JEJUM (2Cr 20.3)
- Há momentos em que OS PROBLEMAS VÊM SOBRE NÓS COMO UMA TORRENTE CAUDALOSA, COMO UMA AVALANCHE AVASSALADORA, COMO UM TERREMOTO ASSUSTADOR.
- Nessas horas, nossos recursos são absolutamente insuficientes para enfrentarmos a situação e nada podemos fazer senão recorrermos AO DEUS DO CÉU, E CLAMAR POR SUA AJUDA E SOCORRO.
- A ORAÇÃO E O JEJUM SÃO RECURSOS SOBRENATURAIS, SÃO ARMAS ESPIRITUAIS À DISPOSIÇÃO DO POVO DE DEUS.
- Quando agimos por nossa própria destreza e fiados em nossos próprios recursos, ficamos sujeitos a derrotas humilhantes.
- Mas, quando BUSCAMOS A DEUS EM ORAÇÃO E NOS HUMILHAMOS SOB SUA ONIPOTENTE MÃO, ENTÃO, SEU BRAÇO ONIPOTENTE SAI EM NOSSA DEFESA E NOS CONCEDE VITÓRIA.2. QUANDO VOCÊ NÃO SOUBER O QUE FAZER, CONFIE NAS PROMESSAS DE DEUS (2CR 20.4-12)
- Não basta ORAR, PRECISAMOS ORAR COMO CONVÉM.
- Não basta PEDIR, PRECISAMOS CONHECER AQUELE A QUEM PEDIMOS.
- Josafá RECONHECE que Deus é o soberano Senhor nos céus e domina sobre todos os reinos da terra.
- Ele ora consciente de que nas mãos de Deus estão toda força e poder e não há quem lhe possa resistir. Quando compreendemos a grandeza de Deus, nossos grandes problemas se apequenam. Mas, Josafá deu um passo além em sua oração: ele fulcrou sua súplica nas promessas de Deus. Ao mesmo tempo em que buscou a Deus em oração, abriu as Escrituras para orar e fundamentar sua petição no alicerce firme das promessas de Deus. Oramos com eficácia quando ancoramos nossas petições nas promessas daquele que tem zelo pela sua Palavra e fidelidade em cumpri-la.3. Quando você não souber o que fazer, ouça e obedeça a Palavra de Deus (2Cr 20.13-19) - Quando todos os homens, mulheres e crianças se reuniram para falar com Deus em oração, Deus se manifestou e falou com eles, trazendo-lhes sua Palavra. Por intermédio da oração falamos com Deus; por meio da Palavra Deus fala conosco. A Palavra divina que veio ao povo encorajou-o a não olhar para as circunstâncias e não temer as ameaças do inimigo. Deus lhes acalmou o coração dizendo que pelejaria por eles e lhes daria a vitória. A Palavra gerou fé no coração deles e tirou seus olhos do problema para colocá-los no Deus que está acima e no controle da situação.4. Quando você não souber o que fazer, louve a Deus com confiança (2Cr 20.20-30) - Quando o povo ouviu a voz de Deus, o medo foi substituído pelo louvor. Eles enfrentaram os exércitos inimigos não com armas carnais, mas com louvor. Eles não louvaram depois que o inimigo foi derrotado; louvaram para derrotar o inimigo. O louvor não é apenas conseqüência da vitória, mas é a causa da vitória. "Tendo eles começado a cantar e a dar louvores, pôs o Senhor emboscada contra os filhos de Amom e de Moabe e os do monte Seir que vieram contra Judá, e foram desbaratados" (2Cr 20.22). O louvor é o brado de triunfo dos filhos de Deus no campo de batalha. Quando os problemas parecerem insolúveis, faça o que fez Josafá: ore, jejue, obedeça, e louve ao Senhor, e o inimigo será desbaratado.